Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Benficatecomneve

Blogue sobre benfiquismo, tudo e mais alguma coisa. Pleno de sentido de humor e informação verificada.

Benficatecomneve

Blogue sobre benfiquismo, tudo e mais alguma coisa. Pleno de sentido de humor e informação verificada.
23.03.25

Especialistas da especialidade!


Fernando Tomás

Ora aí está Diogo Luís de novo em cena!😅
Sexta e Sábado!

Depois de uma intervenção num programa anterior onde elogiou finalmente o plantel do Benfica, quiçá para credibilizar as suas habituais intervenções de crítica muito selectiva, que eram demasiado evidentes na intencionalidade - para ser meigo.
Regressa ao seu tema predilecto, o visível holocausto financeiro e desportivo do Benfica.

Vamos então por partes para a minha opinião ficar clara aos menos informados e esclarecidos.

A intervenção de Nuno Catarino, CFO da Benfica SAD causou muitas e variadas comichões, a Diogo Luís terá incomodado particularmente a redução do passivo em 2,3% e o anúncio de novo empréstimo obrigacionista, para liquidar um que vai vencer mas num montante inferior ao que vai ser pago.

Redução da dívida mais uma vez!
Porque omite a relevante informação disponível e que o sempre atento Diogo Luís certamente terá conhecimento?

Na recente análise comparativa entre as contas semestrais das SAD's que fez aos três grandes, omitiu a variação do passivo destas.
No caso do FCP, existe uma clara melhoria na gestão da maturidade da dívida mas não deixa mais uma vez de existir antecipação de receitas futuras - negócio Itaka - e um aumento de passivo de 27 milhões.
Já no SCP, 31,4 milhões de aumento do passivo.
Isto no contexto de menor investimento na equipa quando comparado com o Benfica.

E o contexto nestas análises é tudo!

O Diogo Luís  conclui que os rivais do Benfica têm uma gestão positiva ao contrário da nossa que é preocupante.
Não é preocupante ter uma dívida descontrolada com impacto na continuidade da possibilidade de manter os orçamentos num caso e já ter recorrido a uma "renegociação da dívida bancária" no caso de outro, após aparentemente e sucessivamente ter incumprido nas suas responsabilidades, a entidade bancária ter "optado" por abdicar das garantias de pagamento - acções - e ter preferido perdoar fatia de leão do financiamento.

Estes tipos de "perdões de dívida devem existir todos os dias" quando os devedores possuem garantias de pagamento para accionar...

Para Diogo Luís aumentar o passivo em ambos os casos não será preocupante.

E como o CONTEXTO é tudo, Diogo Luís deveria saber, que o sucesso financeiro depende do êxito desportivo internacional pois é aí que se aumentam todas as receitas - para os clubes portugueses.
O Benfica tem vendido passes de jogadores e feito  receitas extraordinárias consecutivamente graças à sua constante performance internacional.
Quando se tem sucesso internacional o nacional está implícito e garante o crescimento também das receitas ordinárias.

Nesta época de anormal apenas existe a receita que Diogo Luís antecipa de 20 milhões do FIFA Club World Cup, nada de muito relevante em mais de 300 milhões de receitas globais portanto, ao contrário do que conclui Diogo Luís.

Tenho repetido muito o nome de Diogo Luís 😅 mas Diogo Luís esquece que não se podem facilmente comparar exercícios financeiros de uma Coca-Cola e do Sumol - por exemplo - e ignorar a questão da dimensão empresarial assim como o seu respectivo mercado.
Isto vale também para o argumento que usou quando compara o Benfica com o Manchester United.
O clube inglês - segundo Diogo Luís- manifesta preocupação com a gestão das despesas em função das receitas ordinárias!
Pudera...mercado diferente, impacto das receitas extraordinárias diferente Diogo Luís.

O contexto é tudo Diogo Luís!

Esta publicação será muito útil para a revisitar na apresentação das contas anuais da época 24/25 e de novo escutar a opinião de especialistas como Diogo Luís, que não anda sozinho e vamos ver se conseguimos evitar que também benfiquistas como Marco Galinha evitem pedir novos estudos a universidades pois estes são trabalhosos e por vezes também muito selectivos na sua base de elaboração.

Como de vez em quando "acerto algumas" previsões, vou já começar a pesquisa de fotografias do Diogo Luís, em ambiente de carnaval e devidamente mascarado para ilustrar essa futura publicação.
De preferência uma em que esteja acompanhado do também sempre muito "lúcido" analista Camilo Lourenço. 🤣